tag:blogger.com,1999:blog-2880988037399869376.post5734029632110332878..comments2023-07-15T06:30:11.771-04:00Comments on Blog do DesProf.Peixoto: Professor, teacher e coach – onde estamos na tarefa de formação de educadores?Anonymoushttp://www.blogger.com/profile/06125368765189581206noreply@blogger.comBlogger1125tag:blogger.com,1999:blog-2880988037399869376.post-47775512206713852322010-05-16T17:23:44.622-04:002010-05-16T17:23:44.622-04:00No mundo de língua inglesa aquele que lida com cri...No mundo de língua inglesa aquele que lida com criança não tem sua tarefa umbilicalmente ligada à religião no sentido de dar declaração ou dar testemunho. Não é o que declara. O teacher aponta. É mais fácil transformar o teacher em um profissional burguês que o professor. É fácil tomar como plausível, razoável, o que o teacher faz, já que é o ensino com crianças e jovens, e então age indicando e exemplificando. É menos razoável o que o professor faz, que é ensinar crianças falando, fazendo declarações.<br /><br />Na oração acima destaco: que o ensino de crianças e adolescentes não deve partir de uma didática do "fazer declarações" como o professor no texto de Ghiraldelli. Agora o problema está na facilidade de coptação do "apontador" pelo sistema burguês e na enfase em ser exemplo e nas indicações para as crianças e adolescentes. Ser que tipo de exemplo? Naturalizou-se o moralismo com forte base no fundamentalismo religioso. A outra pergunta é: apontar o quê? Poderiamos também pensar em e no como apontar? Como o "professor" faria isso? Seria uma oportunidade de dialogo (no sentido freiriano) com os alunos para daí então encontrar juntos indicações? Ou um apontar do que o adulto entende por verdadeiro. Pouco adiantaria a troca de nomes. Saíriamos das declarações de pretenso cunho cientifico para exemplos de vivencias mal vividas e de verdades fabricadas nas fornalhas do fundamentalismo religioso e burguês.Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/07125857362065598406noreply@blogger.com