Certas idiossincrasias dos parafusos, porcas e chaves de fenda do nosso sistema escolar brasileiro
“Não há democracia efetiva sem um verdadeiro poder crítico” Pierre Bourdieu 1- O livro A Reprodução (1970), escrito em parceria com Jean-Claude Passeron, [cuidado leitores para não confundir Passeron com Pasalon] analisou o funcionamento do sistema escolar francês e concluiu que, em vez de ter uma função transformadora, ele reproduz e reforça as desigualdades sociais. Quando a criança começa sua aprendizagem formal, segundo eles, é recebida num ambiente marcado pelo caráter de classe, hierárquico, autoritário desde a organização pedagógica até o modo como prepara o futuro dos alunos. Há uma divisão ocultada de trabalho dentro da escola e dentro do sistema educacional onde as escolas se encontram situadas. Se alguém quiser verificar isso, basta perguntar para seu professor ou gestor escolar porque as merendeiras entram na sala dos professores mais para servir cafezinho que para trocarem idéias de igual para igual? Por que os sindicatos dos trabalhadores da educação nunca ...