Postagens

Mostrando postagens de Março 12, 2011

ATROCIDADES DA DITADURA: DEPOIS DA IMPUNIDADE, O ESQUECIMENTO?

Imagem
É compreensível que partam do Exército as iniciativas para enquadrar a Comissão Nacional da Verdade: parafraseando a frase imortal de um ex-ministro da Justiça sobre um ex-torturador, foi a Arma que, durante os  anos de chumbo, mais emporcalhou com o sangue de suas vítimas as fardas que deveria honrar.
Assim é que, conforme revelou O Globo, o Comando do Exército elaborou no mês passado um documento de críticas à Comissão da Verdade, endossado a seguir pela Marinha e Aeronáutica. Eis alguns trechos: “O Brasil vive hoje situação política, econômica e mundial completamente diferente do momento histórico em que os fatos ocorreram. (...) Passaram quase 30 anos do fim do governo chamado militar e muitas pessoas que viveram aquele período já faleceram; testemunhas, documentos e provas praticamente perderam-se no tempo, é improvável chegar-se realmente à verdade dos fatos. Assim sendo, a criação de uma Comissão da Verdade não faz mais sentido, considerando que o Brasil superou muito bem essa …

Ao Joaci ou nossos partidos de massa se transformaram em partidos de notáveis

Professor Peixoto me envia um interessante email em que Joaci, um amigo petista do professor, comenta minha entrevista na revista Caros Amigos. Sobre minha análise sobre o lulismo ser um neogetulismo, Joaci, jocosamente, afirma que Lula, então, seria fascista e não sabia. Acho que é um bom começo de conversa.
Joaci dá um bom exemplo de como nosso sistema partidário caminhou para o passado. Explico. Os partidos políticos nasceram no século XVIII. Na ciência política são denominados de partidos de notáveis, porque viviam à sombra de expoentes da época. Eram, na verdade clubes (como clubes de futebol) e seus apoiadores algo parecido como torcida de time de futebol. A torcida só aparecia em época de eleição. Depois do jogo, a torcida sumia. Na verdade, não sumia, mas se transformava numa espécie de claque, porque não tinha outra opção já que era o notável, a partir de sua eleição, que fazia tudo, tendo poder ilimitado. No século XIX surgiram os partidos operários, de massa, denominados na…