Postagens

Mostrando postagens de Outubro 8, 2010

“Criança:alunos”- A bagunça dos "Sem-Luz": Algumas impressões

Imagem
 1- Tive que “tomar conta” d’um grupo de “crianças-alunos” do ensino dito fundamental esta tarde. Criaturas que não ficaram para recuperação nas avaliações do 3º bimestre na escola onde estou trabalhando. Sua “tia”, a professora, os mandou para videoteca, onde estou trabalhando para assistir “As crônicas de Narnia” enquanto ela cuida dos que não tiveram a mesma sorte deles (?). O tal filme não foi uma escolha pensada e previamente planeja pela colega. Pertencia a uma das alunas. Nesta “escola” há um costume, digno de uma reflexão mais elaborada no futuro de alguns colegas, como subterfúgio, evasiva, truque se utilizarem do artifício de fazerem sessões de exibições de filmes em DVD de desenho animados da Disney, filmes do Harry Potter, Anaconda e As Crônicas de Nárnia como ópio não do povo que ele ministra aulas, mas deles mesmo. É um bom momento de descanso, de quebra da rotina bizarra desta fatigante profissão, pelo o menos, do jeito como ele funciona neste País. É um “jeitinho” fác…

'FOLHA' PRESSIONA STM: VALE TUDO PARA DIFAMAR DILMA

Imagem
Celso Lungaretti (*)
Com o editorial Sigiloso tribunal militar, a Folha de S. Paulo intensifica as pressões para que o STM lhe permita devassar o processo a que a presidenciável Dilma Rousseff respondeu durante a ditadura militar. [ver também meu artigo "Folha" trava batalha jurídica para obter munição contra Dilma]
Segundo o jornal, "mesmo que tais documentos se prestassem a 'uso político', isso seria legítimo numa democracia". Editorialistas antigamente eram demitidos por afirmações menos aberrrantes...
Em nenhum momento a Folha toca no ponto que venho levantando desde 2008, quando do episódio algoz e vítima: o que esse processo contém é a versão unilateral de usurpadores do poder e terroristas de estado acerca dos que resistiam à sua tirania.
Como a tortura era generalizada e bestial, os militantes presos reservavam suas forças para evitar fornecer informações que levassem à localização de outros companheiros, da rede logística e de planos importantes.
Seria…