Postagens

Mostrando postagens de Fevereiro 25, 2011

"COMO MUDAR O MUNDO:MARX E O MARXISMO 1840-2011 "

Imagem
Penso que o que é bom para nossa cabeça, não deve ser apenas cultivado, mas divulgado para que outros possam conosco compartilhar. Bom proveito desta resenha. DesProf.Peixoto. Por Terry Eagleton, do London Review of Books Tradução: Coletivo VilaVudu
Em 1976, muita gente no ocidente pensava que o marxismo era ideia a favor da qual se podia facilmente argumentar. Em 1986, a maioria das mesmas pessoas já não pensavam como antes. O que aconteceu nesse entretempo? Estarão todos aqueles marxistas enterrados sob uma pilha de filhos engatinhantes? Todo o marxismo terá sido desmascarado, com seus vícios expostos por novas pesquisas revolucionárias fortes? Terá alguém tropeçado em manuscrito perdido, no qual Marx confessou que era tudo mentira, piadinha?
Estamos falando, atenção, sobre 1986, poucos anos antes do colapso do bloco soviético. Como Eric Hobsbawm lembra nessa coleção de ensaios, não foi o colapso do bloco soviético que levou tantos crentes tão fiéis a mandar para a lixeira os cartazes…