Postagens

Mostrando postagens de Maio 21, 2012

TORTURADOR Brilhante Ustra quer apagar o registro em carteira

Imagem
Por Celso Lungaretti Otorturador Carlos Alberto Brilhante Ustra recorreu da sentença da 23ª Vara Civel de São Paulo que, em outubro/2010, o declarou torturador. O recurso do torturador será julgado nesta 3ª feira (22), a partir das 13h30, na sala 510 do Fórum João Mendes. A Comissão de Familiares de Mortos e Desaparecidos Políticos pede "a presença de todas as pessoas que lutam pela verdade e pela justiça", para que fique bem caracterizado o repúdio das pessoas de bem a quem foi torturador.
Trata-se daquele processo no qual o torturador Brilhante Ustra tentou transferir toda a culpa de seus atos hediondos  para o Exército, mas acabou sendo declarado pessoalmente responsável pelas torturas que tinham lugar no DOI-Codi/SP.
Tal órgão de repressão aos resistentes que pegaram em armas contra a ditadura militar foi comandado pelo torturador Brilhante Ustra entre setembro/1970 e janeiro/1974. Existem 502 denúncias de torturas referentes a tal período, durante o qual estivera…

Dilemas dum historiador

Imagem
Resposta aos Conselhos dado dados a mim pelo Dr.Rogério Link em relação ao Mestrado que penso fazer na UFRO.
1- Rogério, bom dia e muito obrigado! Passei o final de semana estudando e tentando precisar, delimitar o objeto da minha pesquisa inspirado em algumas leituras que estava fazendo. Anotei algumas idéias que surgiam em minha cabeça. Mas ainda não decidi nada ainda. 2- Pesando como você e estou tentando delimitar o máximo possível o objeto da pesquisa que penso em fazer. Sei que quanto maior for à delimitação temporal e espacial, mas viável fica de realizar a pesquisa. Por isso estou considerando sua sugestão e delimitar a uma instituição, a batista.
3- Porém ainda tenho algumas dúvidas a respeito. Pois pelo levantamento geral e preliminar que venho fazendo, antes do surgimento do território federal do Guaporé [Em 13/09/1943] composto por 02 municípios, Guajará-mirim, tirado do Mato Grosso e outro, Porto Velho do Amazonas, havia a presença de batistas e da Assembléia de Deus na regi…