Postagens

Mostrando postagens de Outubro 27, 2010

Patrões e Capatazes

Imagem
 1- “Vivo” e trabalho em Rondônia desde julho de 1990. Vivo com o salário que tem sido pago ao professores. Com este, desde então, não me foi possível realizar meus sonhos ainda. Nunca fui outra coisa, senão um “professor”. Mesmo assim, apesar do que sempre me pagaram, a solidão me fez constituir uma família. Se não fosse por causa da solidão de morar neste fim de mundo, não casaria não. Minha mulher e meus filhos não merecem tamanha condição: viver com a dignidade menor que um cão. Se eu tivesse sido mais inteligente, se eu fosse mesmo inteligente, não teria casado não. Não há pagamento “em dia que dê jeito não!” Mas, enfim, casei, constitui família, tenho que insistir e viver, apesar de tudo e do outros. Não posso desistir só por causa disso. Tenho que prosseguir, que continuar sonhando e lutando se quiser sobre-viver. Tenho que resistir.
2- Nesse tempo todo, nunca me vendi, nunca abri mão dos meus valores e ideais por causa de uma gratificação. Sei que é um direito de qualquer pess…

Religião e Xenofobia

Imagem
 *Luis Sabanay
A proliferação do preconceito e do ódio através do sentimento religioso é um tema político para além do processo eleitoral.
A xenofobia é uma estratégia da oposição. No último mês, multiplicou-se de forma crescente uma onda de difamações contra as campanhas do Partido dos Trabalhadores e seus aliados. A oposição escolheu incluir nas redes ligadas aos sistemas religiosos, basicamente cristãos católicos e evangélicos, a velha disputa do bem e do mal. Suscitam os temas chamados polêmicos à moral cristã como aborto, homossexualismo, ateísmo, perdas das liberdades, satanismo para criar o assombro nas massas religiosas. Lógico, nem todos os cristãos estão envolvidos. Há repúdios explícitos em ambas as tradições contra a desinformação e a proliferação de informações inverídicas nessas eleições. Não é a primeira vez e não será a última. Mas o essencial é saber do agravante, a dose xenófoba, o medo do desconhecido mascarado como aversão, e a difusão do preconceito no entorno das …