Postagens

Mostrando postagens de Julho 1, 2011

MEMÓRIA DE UM “SANCHO PANÇA”: MOISÉS ANTES DE SER O PEIXOTO.

Imagem
PROF.MS.: JOSÉ JOACI BARBOZA



Até bem pouco tempo, dia de aniversário era dia de receber presentes, para alguns uma camiseta, um perfume, um livro ou um CD eram tidos como presentes mais que bons para receber de amigos, ou de não tão amigos assim. Hoje ou as coisas mudaram ou mudou um dos meus amigos. Ontem recebi a intimação de postar alguma coisa como presente de aniversário para ele.
Coincidentemente ou não, tinha acabado de sair de um Congresso Nacional em Educação e Tecnologias Digitais. Onde a tonalidade do debate é a necessidade de os professores e professoras estarem sintonizados com as novas tecnologias e com a rede virtual. Isso implica em falar em Messenger, Orkut, e outras parafernálias do mundo digital, ou seja, do mundo matematizado.
Isso não me impede de continuar estranhando a solicitação, embora admita que, não é mais possível ficar indiferente em relação aos novos mecanismos e instrumentos que modificaram e, podem modificar ainda mais as relações entre os sujeitos e, en…

MEUS GIGANTES MOINHOS DE VENTOS

Imagem
"─ A ventura nos vai guiando melhor as coisas do que poderíamos desejar; ali estão, amigo Sancho Pança, trinta desaforados gigantes, ou pouco mais, a quem penso combater e tirar-lhes, a todos, a vida, e com cujos despojos começaremos a enriquecer; será boa a guerra, pois é grande serviço prestrado a Deus o de extirpar tão má semente da face da terra.”
1- O livro Dom Quixote trata das aventuras loucas de um cabra tido como um louco sonhador. Miguel de Cervantes talvez esteja colocando em dúvida, ironizando, questionando o “tirando onda”com o jeito considerado moderno de muitas pessoas de agirem ou pensarem de forma semelhante a sua personagem. Não é a tôa que a sua obra seja considerada um símbolo da modernidade ocidental segundo Michel de Focualt. Por tratar de questões, que até antes dela e de outras obras talvez, não tinha tal estatus. O personagem central, não tinha nada de medieval, dele podemos conhecer um pouco de como o conceito de indídualidade se forjou. Ao narrar as aven…