Postagens

Mostrando postagens de Outubro 2, 2016

RUDÁ RICCI: A Ineficácia de uma Educação Pública pautadas em avaliações externas como o Ideb

Imagem
As decisões sobre os rumos da educação em Rondônia jamais envolveram, de fato, os maiores interessados: pais, professores de sala de aula e alunos! Pelo contrário, as decisões são sempre tomadas por uma casta aristocrática de iluminados que pautam suas decisões pela subserviência aos sistemas de avaliação externa como o Ideb, visando apenas obter um sucesso ilusório e passageiro, porém útil o suficiente para turbinar a vaidade do governo de plantão. O texto abaixo de Rudá Ricci nos ajuda a entender como. O processo educativo envolve muito mais que avaliações meramente quantitativas focadas no educando

CHEGAMOS AO final da primeira década do século 21 e nossos gestores educacionais e seus consultores propalam fórmulas que parecem prato requentado ou mera transferência de técnicas empresariais de aumento de produtividade como soluções para um ofício peculiar.

Falta de imaginação ou discurso mercadológico de aceitação externa, o fato é que mais parece tentativa de excluir diretores, especia…

Como as redes sociais são usadas para conquistar seu voto nas eleições

Imagem
Leonardo Sakamoto
01/10/2016 16:36
Durante as eleições de 2014, fiz uma reportagem que mostrava como campanhas eleitorais estavam se utilizando de perfis falsos em redes sociais que, interagindo com eleitores, conseguiam dar ou tirar votos de determinados candidatos. Isso é muito mais refinado e vai muito além do que o uso de robôs postando a mesma mensagem através de centenas de contas no Twitter, por exemplo. Achei que valia a pena retomar esse texto nesta véspera de domingo eleitoral em todo o país. Afinal de contas, é importante saber que, às vezes, formamos opinião debatendo com um profissional pago com o objetivo de nos convencer. Custe o que custar. Imagine que um dia você descubra que uma grande amiga das redes sociais, que, assim como você, viajou para Buenos Aires no ano passado, casou-se em abril em uma festa na praia, curte rock das antigas e tem um labrador caramelo, seja, na verdade, um jovem universitário barbudão contratado por uma campanha com um único objetivo: te conve…