Postagens

Mostrando postagens de Novembro 17, 2013

CONSTRUÇÃO, DESCONSTRUÇÃO E RECONSTRUÇÃO DE HERÓIS MISSIONÁRIOS: Um estudo de caso sobre Daniel Berg e Gunnar Vingren, missionários fundadores da Assembléia de Deus no Brasil

Imagem
Resumo: A historiografia missionária é uma construção ideológica visando o benefício, quase exclusivo, da instituição que a detém. Como elemento fundamental dessa instrumentalização a vida dos(as) missionários(as) deve ser heróica e intocável, transformando-os(as) em modelos inacessíveis e inimitáveis, mesmo sendo eles(as)  pessoas comuns, com erros e acertos. Seus (de)feitos estão  muito mais relacionados  com as demandas de suas épocas: os  acertos são superdimensionados em benefício da instituição, enquanto os  presumíveis erros, se não podem ser apagados, devem constar em suas cotas pessoais. Esta tensão público-privado invariavelmente  dificulta a análise da realidade.
Introdução
            A vida missionária é cheia de glórias ou apenas sofrimento? Na verdade, as duas coisas concomitantemente. Alguns, em vida, conhecem alguma glória. Outros, algum sofrimento. Existem alguns que experimentam muita glória e muito sofrimento. Um outro grupo, recebe glória apenas no céu.  No entanto,…