DÚVIDAS INFERNAIS: ALGUÉM PODE ARRISCAR UM PALPITE?

se meu fusca falasse...


A categoria de professores e demais trabalhadores em educação vem sofrendo desde que o primeiro governador foi eleito quando rondonia deixou de ser Território Federal. Dentre todos, o pior, o mais "rural", "sem graça", nefasto, medíocre, seboso, hipócrita, autoritário e imoral para quem escolheu seguir a carreira do ensino público até mesmo por idealismo foi o governo que sucedeu Bianco e que pretende se eternizar no poder. Todas as greves ele esmagou. Os sindicatos ele ridicularizou. Todos seus críticos de dentro das escolas: ele perseguiu, humilhou, maltratou e adoeceu.  Muitos, vivem agora à base de remédio de tarja preta e calmante para suportar o horror por ele implantado em seus corações. Portariou um bando de cabra safados, de alma sebosas, gente que se identifica como "professor" para, dentro das escolas, vigiar, aterrorizar, cercear a  liberdade e punir. Um governo que se recusa a acabar e que seus protagonistas querem que não seja apenas duradouro, mas unipresente na vida das pessoas que vivem neste lugar, se extendendo não só na esfera do executivo e legislativo local, como também no legislativo federal. Um governo que sempre apostou na ingenuidade, na ignorância da grande massa de eleitores do interior desse Estado. Um tipo de gente, propositalmente, acostumadas e educadas a darem seu voto em troca de algo que lhes é de direito como, por exemplo, a enérgia elétrica. Pasmem! Um governo que, infilizmente, conta muito com a simpatia e o apoio, direto e indireto de muitos "professores" "ideologicos" que acreditam que vendendo sua alma ao diabo, terão algumas raspinhas de lucro pessoal, algumas migalhas que possam cair da mesa deste governante. "Professores"?! "formadores de opinião?!"ou... Zumbis, mortos-vivos que perderam o ideal para o que, igualmente acreditam ser real. Que acham que serão felizes desse jeito. Que acreditam que sua alma tem preço. Vendilhões do templo! Judas! Barrabás! Hades! Locky! Homens e mulheres de pouca fé! Ingênuos, por achar que podem fazer sociedade com o diabo. Que insistem em pensar que todos são iguais na pilantragem e já não acredita mais que possa haver alguma beleza em meio a toda fumaça que os donos do poder local vivem produzindo.  
   Ora: o que  me afronta e me deixa perplexo, sem conseguir entender: Não é só a dolorosa imagem de muitos colegas andando com o adesivo do candidato a re-eleição e do outro "aliados" no seus carros. Mas o fato de inúmeros "professores" estarem fazendo a campanha do demônio e de sua legião de facistas,  sob a alegação do mêdo de ser perseguido; de ser morto e na crença absurdamente mentirosa de que a culpa de toda a nossas desgraças em nossa vida de professor que, de fato trabalha, não é deles, mas NOSSA! "Ele é o único que paga em dia!" "Agente é que não administra bem o nosso rico salarinho"! Disse-me um professor de "história" formado em "geografia". A grande tristeza e perplexidade disso tudo, é que ele não está só; o sindicato,SINTERO, nunca fez nada para convencer a parte da categoria que adora o kzar. É uma pena que não exista por aqui um "Domingo sangrento"...

Obs.: Peço desculpas aos eventuais leitores, mas o texto foi modificado em consideração a um pedido de um amigo.

PERGUNTO ENTÃO AOS LEITORES:

1-COMO É QUE ISSO PODE ACONTECER COM UM PROFESSOR? 

2-COMO, QUEM SEMPRE FOI VÍTIMA, FEZ GREVE E CRITICOU, AGORA FAZ A CAMPANHA PARA SEUS ALGOZES?
3- O QUE GANHA O PROFESSOR QUE AGE DESSA MANEIRA?UMA PORTARIAZINHA? A PAZ DE ESPÍRITO? A GARANTIA DE QUE NÃO SERÁ MAIS ASSOMBRADO?
4-QUEM SERIA ESTE PROFESSOR QUE SE  COMPORTA ASSIM? UMA VÍTIMA OU UM SOBREVIVENTE?
5-SERIA O VOTO NULO UMA ALTERNATIVA PARA OS PROFESSORES INCRÉDULOS?

Comentários

joaci disse…
Caro amigo,

Penso que falar coisas ruins desse sujeito é uma forma de publicizá-lo, gratuitamente, logo não vou realizar mais essa campanha gratuita.
Penso que o amigo precisa se perguntar quem é o SINTERO, você sempre falou e, continua falando como se fosse alguma coisa externa a própria categoria e não a resultante dela, reflexo, e dessa vez, reflexo verdadeiro da categoria.
Outro equívoco do amigo é pensar que quanto mais escolarização maior o nível da politização dos indivíduos submetidos a essa prática, lêdo engano, é atribuir uma virtude às escolas e aos sistemas que eles em si, não tem.
Eu jamais usaria um adesivo desses em objetos meus, contudo sou levado a acreditar que, é plenamente possível que os indivíduos utilizem-se desses instrumentos como forma de burlar, de ridicularizar e carnavalizar a realidade cruel ao qual são submetidos.
Como voto na Dilma, Valverde, Fátima, Anselmo e Lazinho, você sabe disso, não concordo com a extratégia do voto nulo, embora não acredite em salvadores, temos nós que arregaçarmos as mangas e construir esse futuro e presente desejados
Unknown disse…
Ultimamente os candidatos em acima descretos, por meio de sua equipe de campanha, têm coagido servidores comissionados do quadro de pessoal portariado do estado de Rondônia.
Esses candidatos usam desses servidores que trabalham para o estado sem terem feito concurso público (e são de livre nomeação e exoneração) para obriga-los a participar de suas manifestações eleitoreiras nas vias de Porto Velho. Alegam que ganhando as eleições exonerarão todos aqueles que se recusarem a participar hoje dessas manifestações, uma vez que é vedada a nomeação e exoneração de servidores em cargo de comissão nesse paríodo.
Para isso os candidatos tem "líderes" em vários órgãos do estado (em anexo), sendo incubidos de intimidar/obrigar os servidores comissionados (e até mesmo estagiários - onde são contratados sem concurso próprio para seleção de estagiários) a irem para os tais pit stop's, em baixo de sol quente, levantar bandeiras e cartazes desses candidatos nos cruzamentos mais movimentados de Porto Velho.

Penso que a concessão dessa comissão deveria ser exclusivamente por merecimento ou quando Administração carece de pessoas especiais devidamente qualificadas para assumir um cargo no estado sem concurso, porém não é o que acontece. Os cargos são dados pra qualquer pessoa, até mesmo sem nenhum conhecimento (pessoas que chegam a nem ter o primário concluído), para ocupar cargos de "Direção Superior", que são sempre de chefia. O porque disso está claro hoje, pois agora esses candidatos podem manipulá-los para participar de suas campanhas, e quiçá cobrar seus votos.

O que é mais trsite é que essa palhaçada rola até na secretaria onde trabalho... que horror!

Acompanhe a lista com os dias e horários em que os comissionados têm que comparecer para trabalharem (contra a vontade na maioria dos casos) na campanha eleitoral de Cahulla e Ivo Cassol, que por sua vez, em plena campanha eleitoral dão demonstração de que são desonestos, e de que eleitos serão péssimos agentes políticos.

Postagens mais visitadas deste blog

CULTURA, INTERCULTURALIDADE E MULTICULTURALISMO: UM INVENTÁRIO DAS IGUALDADES E DIFERENÇAS TEÓRICAS NA EDUCAÇÃO

Pêndulo