Letrados e Ufanos


 HISTÓRIA, PROSA & POESIA: Leituras de outros tempos por Antônio Paulo Resendende...
HISTÓRIA, PROSA & POESIA: Leituras de outros 

Leituras de outros tempos por Antônio Paulo Resende


Letrados e Ufanos, quando da elaboração do projeto de pesquisa para o Mestrado em História na UFPE, contou com as sábias recomendações metodológicas do Prof. Dr. Antônio Paulo Resende, professor da Universidade Federal de Pernambuco, autor de vários livros, entre eles o primoroso "Ruídos do efêmero: História de dentro e de fora" (Editora UFPE, 2010). O Antônio Paulo é um sábio professor e um intelectual de textos diários que aliam a análise conjuntural à vasta erudição do campo dos estudos históricos, destacando-se ali a questão do ofício do historiador e os vários lugares da hipermodernidade. O site de Antônio Paulo "Astúcias de Ulisses" é bem a abertura de seu verbo e de seu agradabilíssimo carisma. Agradeço suas palavras na contracapa de Letrados e Ufanos, elas me emocionaram bastante: 

"A história não pode ser mensageira de um passado morto. Deve efetivar o diálogo de seus tempos e buscar entrelaçar o contar e o viver. É preciso sair das hierarquias e olhar o cotidiano para compreender práticas esquecidas. A historiografia vem se ampliando e o trabalho de Vilmar marca bem esse momento. Além de sua escrita leve e articulada, procurou registrar experiências históricas importantes para se pensar como a sociedade construiu suas expectativas e leituras do mundo. Sua contribuição é exemplar. O Brasil ficou, durante muito tempo, tomado por concepções que apenas valorizavam as aventuras do Sudeste. Aqui, éramos sujeitos do açúcar e da escravidão. Com seu livro, Vilmar discute o avesso e nos traz debates interessantes para quebrar preconceitos. Merece atenção seu cuidado com a pesquisa e a sua ousadia. Quem ganha é o estudo de um Brasil que possui uma diversidade imensa, da qual não podemos fugir".

As generosas palavras de Antônio Paulo Resende muito me animaram publicar o Letrados e Ufanos: história do Club Litterario de Palmares (1882-1910).  Amanhã (13/12), finalmente, no Restaurante Terramar, próximo à Famasul, em Palmares, às 19:30h, estarei lançando este que persegui escrever durante os últimos anos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CULTURA, INTERCULTURALIDADE E MULTICULTURALISMO: UM INVENTÁRIO DAS IGUALDADES E DIFERENÇAS TEÓRICAS NA EDUCAÇÃO

Pêndulo