DILMA CONTINUA SENDO ESPIONADA PELOS EUA - UM DESABAFO!

Por Celso Lungaretti
Acompanhando atentamente o noticiário político desde os meus 18 anos de idade, ainda me surpreendo com a forma desavergonhada como os poderosos manipulam a opinião pública nestes tristes trópicos.

Quando o Fantástico revelou que a presidenta Dilma Rousseff estava sendo espionada pelos EUA em 2013, houve todo aquele alvoroço e ela, para simular uma independência da qual o PT abdicara desde o infame pacto com o capital firmado em 2002 ("deixe-me fingir que exerço o poder político e eu nada farei que desagrade ao poder econômico"), foi chorar as pitangas na ONU, o muro de lamentações ao qual recorrem os impotentes famosos da política.

A delegação dos EUA, em evidente atitude de deboche, não deixou ninguém de alto escalão para escutar a arenga da Dilma. Mas, tal ridicularia foi vendida ao povo brasileiro como um digno desagravo. Me engana que eu gosto. 

Há dois meses, The New York Times confirmou que, como era de se esperar, a Dilma continuava na lista dos dirigentes espionáveis. Desta vez a TV deixou barato e tanto as hostes governistas quanto as oposicionistas evitaram destacar uma notícia que causaria mal-estar nas relações entre Brasil e EUA. Umas porque colocam as conveniências políticas acima de quaisquer princípios; outras porque colocam os negócios acima de quaisquer princípios.

A dignidade nacional ultrajada não conta, nem nunca contará para essa gente sórdida. Mas, se dos vassalos do capital nunca esperamos nada além da amoralidade costumeira, do partido que ajudamos a forjar esperávamos reação bem diferente.

É melancólico constatar que, para o PT, hoje tanto dá engolir o sapo gigantesco que os EUA lhe estão enfiando goela adentro quanto delegar a gestão econômica a um Chicago Boy depois de passar décadas discursando contra o neoliberalismo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CULTURA, INTERCULTURALIDADE E MULTICULTURALISMO: UM INVENTÁRIO DAS IGUALDADES E DIFERENÇAS TEÓRICAS NA EDUCAÇÃO

Pêndulo