LUGAR DE ALUNO É EM SALA DE AULA

ORIENTADORA DE ESCOLA PÚBLICA NÃO SUPORTA VER ALUNOS "SOLTOS PARA BEBER ÁGUA", FORA DA CELA DE AULA...

1. Hoje vi uma orientadora educacional ficar muito zangada porque um professor, segundo a mesma, "soltou" os alunos para beber água. Como sairam desembestados como se fossem um estouro de de uma  manada, a mulher quase pirou.

2. Na verdade, o problema não foi a forma em que sairam, mas a saída deles. Por ela só seriam "soltos" para beber água um por um para não atrapalhar o sossego dela. O negócio é que lugar de aluno, segundo essa senhora, é socado dentro das "celas" de aulas das Escolas Públicas de Rondônia.

3. Um lugarzinho "maravilhoso"... lotado de meninos e meninas. Alguns com piolho, outros com herpes e etc. Já imaginou todos eles amontoados numa sala apertada?

4. Seria isso a tal da "universalização do ensino público"?

5. E ainda tem gente que recorre ao ministério Público para este socar o filho nesses lugares, espaços onde os filhos dos caras que trabalham no ministério público não estudam.

6. Seria tão bom que essa orientadora educacional conhecesse o que Rubem alves diz sobre escolas-gaiolas ou de alunos engaiolados...:"Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do vôo. Pássaros engaiolados são pássaros sob controle. Engaiolados, o seu dono pode levá-los para onde quiser. Pássaros engaiolados sempre têm um dono. Deixaram de ser pássaros. Porque a essência dos pássaros é o vôo. Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são pássaros em vôo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o vôo, isso elas não podem fazer, porque o vôo já nasce dentro dos pássaros. O vôo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado".

Comentários

Anônimo disse…
Falando sobre essa tendência, de gestores e professores que tranformam sala de aula, em sela de aula, aqui no Amazonas; em uma escola do municipio de Novo Airão, uma dessas gestoras carcereiras,causou uma tragédia, ao impedir que uma menina aluna da escola fosse ao banheiro da escola, fez com que a criança que tinha urgência em fazer suas necessidades fisiológicas, fosse ao quintal da escola, que devido à má gestão é um matagal, lá chegando a criança foi picada por uma cobra surucucu. A menina está em estado grave. Algo precisa ser feito com urgência sobre a tirania de gestores e professores de escolas públicas no Brasil.

Postagens mais visitadas deste blog

CULTURA, INTERCULTURALIDADE E MULTICULTURALISMO: UM INVENTÁRIO DAS IGUALDADES E DIFERENÇAS TEÓRICAS NA EDUCAÇÃO

Pêndulo