A veja É FOCO DE PESTILÊNCIA

Por Celso Lungaretti
Fui preso político durante a ditadura militar.

Vez por outra, principalmente quando estava sendo transportado a outro estado, colocaram-me em cadeias para presos comuns, ao lado desses infelizes. Mais tarde, visitei um amigo que cumpria pena (por posse de remédios igualados a entropecentes!) naquela Casa de Detenção que viria a ser palco de uma carnificina atroz em 1992.

E, quando ele foi libertado, anotei seus relatos para escrever um livro --mas acabei desistindo da idéia porque o Percival de Souza lançou um bem parecido com o que eu tinha em mente.

Então,  posso dizer que conheço bem o ambiente das prisões; daí considerar extremamente repulsivo quem se regozija por um semelhante ir para trás das grades, como faz a revista veja na capa de sua edição de 05/09/2012, saudando "a perspectiva inédita da prisão de corruptos" com um ATÉ QUE ENFIM estampado em letras garrafais..

Por pior que seja o criminoso, devemos lastimar a sua sorte, tanto quanto a de suas vítimas. São vidas desgraçadas, destruídas. Que prazer há nisso?

Também não vejo sentido nenhum em atirar numa masmorra quem não representa um perigo para a sociedade, como o João Paulo Cunha, até agora o mais ameaçado de prisão em regime fechado. 

Trata-se do caso típico de alguém que, se fez aquilo que o STF decidiu que fez, foi apenas porque a ocasião se apresentou, não por ele a haver criado. Acabar com sua carreira política e impor-lhe alguma pena alternativa não seria suficiente? Querem também que seja degradado com a exibição numa jaula?

Da veja, hoje, discordo em tudo. Não só das posições políticas, mas também dos valores éticos e visão de mundo. Que podem ser resumidos em apenas duas palavras: monstruosa desumanidade.

É lixo tóxico: contamina quem a toca. A redação deveria ser interditada pelo Ministério da Saúde, como foco de pestilência.


Comentários

Anônimo disse…
Os corruptos são tão safados que nem as cadeias têm qualquer humandiade e depois se usa essa mesma desumandiade para defendê-los? Que história é essa de que esqueda tem direito de ser tão corrupta quanto qualquer outra, tal como defende Chauí?
Quem tem por ídolo facínora que estoura com bala miolo de criança que roubou pedaço de pão apodrecdido tem moral para falar em humandidade?
Por que os de esquerda podem ir para TV contar rindo como explodiu miolo de gente e do outro lado não?

Postagens mais visitadas deste blog

CULTURA, INTERCULTURALIDADE E MULTICULTURALISMO: UM INVENTÁRIO DAS IGUALDADES E DIFERENÇAS TEÓRICAS NA EDUCAÇÃO

Pêndulo